domingo, 1 de agosto de 2010



A noite dos deuses.

A Noite, Deusa das Trevas, filha do Chaos, é a mais antiga divindade. Para os poetas é considerada como filha do Céu e da Terra, para Hesíodo, mãe dos Deuses, pois procede de todas as coisas.
Foi com a Deusa das trevas, numa sexta-feira que os ORÁCULOS apresentaram-se. No desejo de conhecer o futuro e de saber a vontade dos Deuses, fez-se Sérgio Gerônimo e as pitonisas Eurídice Hespanhol, Ilka Jardim e Messody Benoliel divulgarem, através de versos precisos e fortes, as profecias.
As Pythias, sacerdotisas sentadas sobre a trípode acima do abismo de onde brotavam as pretensas exalações proféticas, divulgavam ao Oráculo as profecias mais importantes através de poemas.
A Noite foi de deuses e deusas. “Com raios e trovões” Zeus se fez presente na voz de Sérgio Gerônimo. As Pithonisas logo se pronunciavam no brado inconfundível de Messody, mostrando sua identidade – “Eu sou assim, coberta de incerteza / Paradoxalmente incontrolável”.
Athena e Hera emocionavam com a força de “Poema de Amor” de Eurídice Hespanhol que invadia nossos corpos com suaves ternuras.
Afrodite procurava incansavelmente o "Gato Fujão" da Ilka Jardim que de olhos verdes, miava em seus ouvidos.
Apolo, sedutor, na sua carruagem “em cores ardor cintilantes”, com suas mãos, "adelgaçava" a cintura das Musas e dizia, ao pé do ouvido, “Tu me amas!” já que, esperto, sabe que "a vida é tão curta".
Hades e Baco diluíram em “sacro delírio” porque o ritual “emerge sua láurea e pulsava embriagado todo orgasmo”.
A lira e clarins, uma sinfonia melodiosa, realizou-se na voz inconfundível de Sandra Grego. Ao som da guitarra bailavam os faunos, musas, uma orgia de bandoleiros com seus cavalos alados.
Assim se fez uma noite imperdível. E pela primeira vez prestei atenção em mim e minha sensibilidade fez-me escrever em batom as linhas desse texto.
Será que falei Grego?

Mozart Carvalho

4 comentários:

  1. Fico muito feliz quando percebo que o projeto "Estrada 55" atinge um de seus objetivos que considero de grande importância, que é o de permitir o livre pensamento, a livre expressão e quando o desejo de se comunicar com o outro tornar-se realidade. E na noite daquela sexta-feira, o Grupo Oráculo nos trouxe a sua verdade e nos fez refletir. Ricardo Loureiro, idealizador do projeto "Estrada 55".

    ResponderExcluir
  2. Quem não viu perdeu!
    Um encontro de textos escolhidos com especial carinho e profissionalismo pelo nosso amigo/poeta Sérgio Gerônimo
    A voz, merecedora de todos os aplausos, da nossa querida Sandra Grego.
    A comunhão música/poesia foi intensa!
    A apresentação se deu em forma de luz;com um brilho prolongado através deste texto do nosso Diretor de cenário Mozart.
    Agradecimentos sem fim,
    Eurídice Hespanhol

    ResponderExcluir
  3. Maravilha de noite, parceiros fora de série e texto enxuto, bem colocado, próprio de um poeta. Obrigado Mozart por ser tão generoso com a vida. Pois ela é curta, curta-a então. Abraços em todos poetamigos e um especial ao bloguista desta casa de PRODUÇÃO TEXTUAL.
    Sérgio Gerônimo

    ResponderExcluir