sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Biblioteca de Paquetá




Minha PAIXÃO de LER.

Verdade que Paquetá nos inquieta com sua beleza natural. Um povo acolhedor, simples, que expressa sutileza de viver a cada dia como se fosse o único dia de nossas vidas. O vai-vem das ondas mansas, que alcançam as praias serenas da ilha num ritmo compassado. Um verde multivariado que recorta o céu azul. O sol, ah! O sol que ora vem e vai com as ondas. Uma inocente brincadeira nas águas mansas da Baía de Guanabara.

O que falta para essa terra de ilhéus? Uma biblioteca? Bem foi nesse espaço que encontrei abrigo para deixar a personagem de meu livro andar de bicicleta. Foi lá que encontrei, na minha imaginação, o Cervo e nas matas de Paquetá – o lago.

O meu público, as crianças do Preventório, sentadas e inquietamente ansiosas a espera da pequena narração.



O sonho começou. O meu sonho misturava-se com a realidade e não existia um fim. Agradeço a Claudia Luna e a Sérgio Gerônimo por abrir as portas desse caminho. Estendo também esses agradecimentos à Rosangela, responsável pela Biblioteca.


As crianças o meu carinho e respeito profundo. Só gostaria de lembrá-las que o sonho apenas começou. O meu, de poder contar histórias e delas de poder ouvir mais alguns contos que a vida poderá ofertar. A vida é boa. As feridas secam, podem até deixar marcas, mas as dores vão embora – e nos tornamos muito fortes.

Ao entrar na barca de volta ao Rio, a ilha se arredava de mim. Contudo eu não sentia o afastamento, apenas uma sensação de que a baía guardava, escondia, abrigava aquele pequeno pedaço do continente Carioca, no meu coração.

*Fotos by  Poeta Sérgio Gerônimo


Mozart Carvalho

2 comentários:

  1. É muito bom ver crianças lendo. Elas ainda não sabem, mas leitura é base de sua formação cultural. Muito bom, também, ver professoras preocupadas em fazer o certo – contar histórias para seus alunos.
    Mozart, que a bicicleta possa levar seu menino a andar por onde houver crianças sedentas de histórias, sedentas de bons contadores de história.

    ResponderExcluir
  2. Sempre estimulante crinças e professores em atividade criadora. Acreditamos em vc, Mozart, obrigado pela generosidade de suas ações. Evoé, poeta!

    ResponderExcluir