domingo, 12 de junho de 2011

Brasileiro

10/06 - dia da Língua Portuguesa
não quero enterrar-me
numa cadeira vazia
num canto da sala
ou nas esquinas das vias
não quero navegar
nas enseadas do Tejo
sem poder sentir

o batel vaguear
o mar bravio desfalecer
nas ondas brandas do passo
não quero afogar-me nas letras
no ultimo sopro das palavras
quero lembrar a Lisboa do meu tempo
de um Castelo de São Jorge sem templo
dos Jerônimo, Vasco e Camões
a imponência de Pombal
a luz nas praças
o tal déspota esclarecido
que decidido bradou
por toda Lusitânia
o seu amor por Olissipo
quero o amor dos gentios
que devoram os pastéis de Belém
nas barrigas de deliciosas freiras
quero enterrar-me nas poltronas de livros
e revisitar minha língua
minha pátria, minha vida
pois se Portugal é meu pai
eis seu filho: Brasileiro

2 comentários:

  1. Linda declaração de amor à língua. Ela bem que merece, já que uns poucos julgam ser seus donos. A língua é nossa, por herança. Parabéns!

    ResponderExcluir